2º) Será aberta uma nova tela, na qual é possível pesquisar um projeto existente ou clicar no botão "+", para criar um novo projeto, que é nosso caso.
3º) Neste exemplo, o novo projeto será chamado "projeto-teste-2". Após preencher o nome do seu projeto clique no botão "Criar"
4º) Clique no botão "Criar" para criar uma nova Instância da VM.
5º) Será aberto um formulário de criação da VM, a seguir serão preenchidos os campos básicos para o funcionamento da VM:
6º) Preencha o nome do campo.
7º) Preencha o nome da zona.
Para saber mais sobre as localidades que serão hospedados seus dados, veja:
https://cloud.google.com/compute/docs/regions-zones/regions-zones?hl=pt_BR&_ga=2.227979677.-1618039993.1498426005#available
8º) Preencha o tipo máquina. O tipo de máquina é a configuração da sua máquina, ou seja processador, memória e disco (hd). O preço varia de acordo com a máquina escolhida. Neste exemplo, escolhemos uma das mais simples a "SMALL", mas há várias configurações de acordo com a sua necessidade.
O tipo e o tamanho de hd será escolhido no 9º passo.
Repare que o valor estimado mensalmente, é exibido do lado direito. Estimado, porque o valor é cobrado por hora em que a instância, está "ativa", caso você não use está máquina continuamente durante o mês, é possível desativá-la, e quando precisar reative, novamente, e pague somente as horas utilizadas durante o mês.
Atualmente, o google está com uma promoção que oferece R$ 300,00 de crédito para novos usuários do CLOUD. Esses créditos expiram após um ano. Caso o crédito acabe antes de um ano, será necessário, efetuar o pagamento para continuar utilizando o serviço, caso tenha interesse.
Particularmente, estou utilizando o serviço a praticamente 3 meses, e estou gostando bastante.
9º) Agora vamos escolher a imagem do sistema operacional, neste exemplo, vamos escolher o DEBIAN, mas há centenas de imagens disponíveis no Cloud, entre elas as distribuições Linux: Ubuntu, CentOs, Red Hat.
Também está disponível imagens para o sistema operacional Windows.
A seguir escolha o tipo do disco "convencional" ou SSD (este disco tem maior velocidade de acesso).
Preencha o tamanho do disco, por padrão vem configurado com 10 GB, mas você poderá aumentar a capacidade.
10º) Se você quer criar, um servidor web, você pode liberar:
- o tráfego HTTP, na porta 80;
- o tráfego HTTPS, para conexões seguras, na porta 443;
11º) Clique no link "Redes" para configurar um IP estático (fixo).
12º) Preencha o campo "Nome", a seguir clique no botão "Reservar". Quando a instância estiver criada, será exibido um ip para a nova instância, neste exemplo foi o 35.185.28.193
13º) Clique no botão "Criar" para a criação da instância.
14º) Aguarde a criação da instância.
15º) Quando a instância estiver criada, aparecerá um ícone verde, indicando que a instância está pronta. Você já pode utilizar sua máquina virtual (VM) Debian 9.
16º) Há algumas maneira para se conectar a VM via SSH. A mais simples é e escolher a opção "Abrir na janela do navegador". Será aberta uma nova janela no navegador, onde você visulizará sua nova VM Debian.
Também é possível se conectar no terminal do linux, usando o comando SSH ou no windows através do PUTTY (cliente SSH, para utilizá-lo é necessário fazer o download e instalar, é gratuito).
Para saber mais sobre conexão SSH no Google Cloud, veja:
17º) Veja a seguir, a sua nova Máquina Virtual (VM), exibida no navegador.
Se você já está com sua estância criada mas precisar aumentar o tamanho do disco e / ou a quantidade de memória é muito simples, basta apenas acessar uma estância clicar em editar e alterar os valores de disco e / ou memória e depois salvar as alterações
Para se autenticar no Debian 9, veja o artigo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário